«O pior de tudo» seria o Brexit sem acordo no dia 29 de março - XXI Governo - República Portuguesa

Notícias

2019-03-14 às 21h26

«O pior de tudo» seria o Brexit sem acordo no dia 29 de março

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que a decisão de pedir um adiamento da data de saída da União Europeia, tomada pelo Reino Unido, é uma boa notícia. Esta saída (o Brexit) está marcada para 29 de março. 

«Neste processo não há ótimas notícias, mas esta é uma boa notícia visto que o pior de tudo seria uma saída sem acordo no próximo dia 29 de março», disse o Ministro.

Augusto Santos Silva acrescentou que esta mudança dá mais tempo para a preparação do plano de contingência português para a saída do Reino Unido da União Europeia.

O Ministro afirmou ainda que a saída do Reino Unido deve ser feita de forma organizada e deve permitir que ambas as partes - Reino Unido e União Europeia - «estabeleçam uma relação económica e política o mais estreita possível», depois da saída.

Esta declaração foi feitas à agência Lusa após a aprovação, no Parlamento britânico, de uma moção do Governo para pedir à União Europeia o adiamento da data de saída.

O Governo britânico solicitará assim a extensão até 30 de junho do prazo previsto no Artigo 50.º do Tratado de Lisboa, se o Parlamento britânico aprovar um acordo de Brexit até 20 de março – véspera do Conselho Europeu que se pronunciará sobre a matéria -, ou por um período mais longo, caso não haja acordo.