Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-27 às 17h36

«O gelo está quebrado» entre as Coreias do Norte e do Sul

«O gelo está quebrado», afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, acerca da reunião entre os Presidentes da Coreia do Norte e da Coreia do Sul, que hoje decorreu. «Nestes processos o primeiro passo é o mais difícil e esse primeiro passo está dado», acrescentou.

O Ministro sublinhou que «os gestos são muito importantes em política externa e nas relações diplomáticas, mas ainda são gestos», numa declaração pública durante a reunião do Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia, em Bruxelas. 

«Há aqui um ato refundador, que é a possibilidade de ter havido uma reunião face a face dos líderes das duas Coreias, mas agora é preciso avançar no sentido de termos resultados concretos, no sentido da paz e da estabilidade na região», disse ainda.

Santos Silva destacou a importância de pôr um fim ao estado formal de guerra entre as duas Coreias, que dura desde o cessar-fogo de 1953, ponto referido no comunicado conjunto divulgado no final da reunião entre os Presidentes das duas Repúblicas.

«Mas mais importante é que haja um espaço para que as conversações necessárias entre a Coreia do Norte e outros países muito importantes, como os Estados Unidos, possam fazer-se em condições produtivas e a breve trecho e que possamos avançar todos no sentido da desnuclearização da península da Coreia», disse, referindo um outro ponto da declaração dos dois países.

Santos Silva afirmou que é muito importante que a comunidade internacional, designadamente através das Nações Unidas, possa acompanhar este processo.