Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-20 às 19h14

Novos Secretários de Estado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aceitou a proposta do Primeiro-Ministro António Costa para nomear os Secretários de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Adjunta e da Administração Interna, da Proteção Civil e das Autarquias Locais, na sequência da nomeação de novos ministros da Administração Interna e Adjunto.

Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro será a nova Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, enquanto José Artur Tavares Neves será o novo Secretário de Estado da Proteção Civil.

Isabel Oneto continua como Secretária Estado Adjunta e da Administração Interna, e Carlos Miguel como Secretário de Estado das Autarquias Locais.

Os Secretários de Estado tomarão posse na mesma cerimóniaque os Ministros, no dia 21 de Outubro, pelas 9h30.

Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro, nasceu em Coimbra, a 20 de dezembro de 1972. 

Habilitações: Licenciatura em sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Mestrado em Famílias e Sistemas Sociais no Instituto Miguel Torga, de Coimbra; Doutoramento em 2011 em Sociologia do Estado, Direito e Administração, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com uma dissertação intitulada «Feminismo de Estado em Portugal: mecanismos, estratégias, políticas e metamorfoses». 

Atividade académica: É docente do ensino superior, no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra. 

Percurso Profissional: É investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades; É perita em Igualdade de Género e estudos sobre as mulheres, reconhecida pelo Instituto Europeu para a Igualdade de Género. 

Foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres entre 2012 e 2015. Integrou as equipas de investigação que avaliaram políticas públicas no domínio da igualdade, designadamente, o II.º e o III.º Planos Nacionais para a Igualdade, e a integração da perspetiva da Igualdade de Género nos Fundos Estruturais no anterior quadro comunitário (QREN 2007-2013). Tem desenvolvido projetos de investigação e de investigação ação no domínio das políticas locais de igualdade, dos mecanismos oficiais para a igualdade, e das migrações. 

Foi vereadora na Câmara Municipal de Viseu entre 2013-2017. Foi técnica especialista para a área da igualdade de género e cidadania no Gabinete do Ministro Adjunto desde 2015 até outubro de 2017.

José Artur Tavares Neves nasceu em Arouca e tem 54 anos.

Habilitações: Licenciatura em Engenharia Técnica Civil. 

Percurso Profissional: Entre 1988 e 1998, pertenceu aos quadros superiores da Brisa Auto-Estradas de Portugal, onde esteve ligado aos projetos de construção de algumas das principais obras rodoviárias do país – A1 (auto-estrada do norte), CREL (Circular Regional Externa de Lisboa) e A2 (auto-estrada do sul);

Em 1998, assume o cargo de Director de Construção na Auto-Estradas do Atlântico SA, onde foi responsável pela construção de 74 quilómetros de auto-estradas, com investimentos na ordem dos 370 milhões de euros, nomeadamente a A8 (Loures/Leiria) e a A15 (Óbidos/Santarém);

Em 2000, passa a exercer o cargo de Gestor de Contratos no Grupo Cerejo dos Santos SGPS, onde trabalhou na construção da A2, da A6 e da A13;

Em paralelo com a sua intensa atividade profissional, foi, entre 1993 e 2001, presidente da Junta de Freguesia de Alvarenga, sendo a requalificação do centro histórico de Alvarenga apenas uma das suas obras mais marcantes;

Foi presidente da Câmara Municipal de Arouca de 2005 a 2017.