Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-06 às 15h50

Novo Orçamento Participativo Portugal evoca 25 de Abril

Orçamento Participativo Portugal 2018
O Orçamento Participativo Portugal (OPP) já está a recolher propostas para a sua segunda edição. Através do site OPP já é possível a cada cidadão submeter a sua ideia que pretende levar a votação este ano.

Com um orçamento reforçado de cinco milhões de euros, a II edição OPP vai ainda evocar o 25 de Abril, com encontros em locais da ação do Movimento das Forças Armadas.

O aumento de três para cinco milhões de euros da dotação do OPP, que pela primeira vez é alargado a «todas as áreas da governação», foi anunciado Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.

A segunda edição desta iniciativa, segundo a qual os cidadãos candidatam propostas de investimento e votam nos projetos a realizar pelo Governo, vai evocar a Revolução dos Cravos, com «o roteiro de encontros participativos pelo País a reproduzir geograficamente locais relevantes para a ação militar do 25 de Abril, levado a cabo pelo Movimento das Forças Armadas».

Os encontros, que decorrerão na rede de bibliotecas públicas e municipais e de Espaços Cidadão, começarão em Lagos, a 20 de fevereiro, e culminam em Lisboa, no dia 24 de abril, passando por 16 outros locais, de norte a sul e ilhas. 

As propostas podem ser submetidas desde dia 24 de janeiro, até 24 de Abril, através da página do Orçamento Participativo na internet, em www.opp.gov.pt.

De acordo com o Governo, em 2017 mais de 2000 pessoas nestes encontros, estiveram em votação 600 propostas, estando atualmente em fase de concretização os 38 projetos que recolheram a maioria dos cerca de 80 mil votos.