Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-06 às 17h56

Novo Julgado de Paz serve a população de Alenquer

Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, na inauguração do Julgado da Paz de Alenquer, 6 abril 2018
A Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, inaugurou o Julgado de Paz de Alenquer, numa cerimónia que contou ainda com a presença do presidente da Câmara, Pedro Folgado, e do Presidente do Conselho dos Julgados de Paz, Jaime Cardona Ferreira.

O novo espaço integra o Julgado de Paz do Oeste, que irá servir 362 mil habitantes de 12 municípios – Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras – e que introduz um novo modelo de organização desta forma de justiça alternativa à tradicional, tendo a OesteCIM como polo agregador.

Anabela Pedroso destacou a importância dos julgados de paz enquanto «forma amiga, porque ágil, oportuna, acessível, humanizada, palpavelmente tangível, de levar a Justiça aos que dela careçam».

A promoção dos mecanismos de resolução alternativa de litígios foi um compromisso assumido no Programa de Governo, designadamente através do alargamento da rede dos julgados de paz, potenciando a administração da justiça através de tribunais de proximidade aos cidadãos, capazes de resolver os seus conflitos e de favorecer a pacificação social.
Tags: justiça
Áreas:
Justiça