Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-11 às 19h32

«Nada é mais importante para a Europa do que preservar e saber defender os seus valores»

O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que «nada é mais importante para a Europa do que preservar e saber defender os seus valores», a propósito do navio com 629 refugiados a bordo que Espanha se ofereceu para receber depois de Itália e Malta terem recusado.

«A solidariedade não existe só no momento da distribuição dos fundos europeus. Existe também no esforço que todos temos de fazer para partilhar aqueles refugiados que procuram a Europa», disse António Costa, em Boston, no segundo dia da visita oficial aos Estados Unidos.

«Se todos fecharmos fronteiras não vamos ter uma melhor Europa. Vamos ter seguramente uma Europa que afastada dos seus valores», disse.

O Primeiro-Ministro realçou que «a política de encerramento de fronteiras é contrária aos valores da União Europeia» e que «Portugal tem possuído uma política de abertura constante nesta matéria».

Portugal tem assumido uma responsabilidade «muito para além da sua quota» e a Europa «tem de refletir sobre a razão de este sistema não ter funcionado». «Têm de ser resolvidas algumas situações: a recolocação não pode ser apenas pegar em refugiados e recolocá-los noutro lado, porque as pessoas não são coisas, são seres humanos com projetos de vida», acrescentou.

António Costa destacou o exemplo dos refugiados sírios que são colocados para frequentar o Ensino Superior em Portugal «com um projeto de vida, em que todos têm a possibilidade de continuar os seus estudos», ao contrário dos que são colocados «de forma aleatória, sem qualquer perspetiva de postos de trabalho» e que têm tendência para «ao fim de algum tempo, procurarem juntar-se a amigos ou família em outros países».