Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-19 às 17h42

Ministro da Saúde destaca aumento de profissionais da saúde em Portugal

Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na inauguração do Centro de Saúde de Queluz, Sintra, 19 dezembro 2017 (Foto: José Sena Goulão/Lusa)
O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, destacou o aumento do número de profissionais de saúde em Portugal, referindo que foram contratados 7500 desde 2014.

«Nunca o Serviço Nacional de Saúde teve tantos médicos especialistas colocados em todo o País», disse o Ministro na inauguração do novo Centro de Saúde de Queluz.

Adalberto Campos Fernandes referiu que Sintra é um bom exemplo mas realçou que o aumento de médicos colocados é transversal ao País. No que diz respeito a médicos de família, existem atualmente 5541.

Relativamente a Sintra, o Ministro afirmou que o município tem «a maior cobertura de cidadãos com médico de família, o maior número de médicos de família», sublinhando o objetivo de «continuar a absorver no sistema todos os profissionais qualificados que estejam disponíveis».

O número de profissionais de saúde que emigra «tem vindo a cair» e o Ministro referiu que o Serviço Nacional de Saúde tem mais 7500 profissionais desde 2014. «Num quadro de respeito pelo exercício global do País», o Governo vai continuar a trabalhar para aumentar este número.

«Sem contas públicas equilibradas, não há serviços públicos de qualidade, e não há funções sociais que sejam garantidas», acrescentou.

Centro de Saúde de Queluz

Neste novo equipamento, estão instaladas a Unidade de Saúde Familiar (USF) D. Maria I e a Unidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do Hospital Fernando da Fonseca.

Com esta USF, na qual trabalham sete médicos, sete enfermeiros e cinco administrativos, num horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 20h00, vai ser possível atribuir médico de família a mais treze mil utentes.

O Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra passa a ter em funcionamento quinze Unidades de Saúde Familiar, nove Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, cinco Unidades de Cuidados na Comunidade, uma Unidade de Saúde Pública e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.
Tags: saúde, hospitais
Áreas:
Saúde