Ministro da Educação destaca lançamento de alicerces para «espaço europeu de educação» - XXI Governo - República Portuguesa

Notícias

2018-01-25 às 17h21

Ministro da Educação destaca lançamento de alicerces para «espaço europeu de educação»

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na primeira Cimeira Europeia da Educação, Bruxelas, 25 janeiro 2018
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que foram lançados os alicerces para um «espaço europeu de educação», durante a primeira Cimeira Europeia de Educação, em Bruxelas.

«Temos a pedra basilar que vai construir um espaço europeu de educação», disse o Ministro após intervir no painel sobre Competências Essenciais e à Promoção de Valores Comuns, referindo a relevância da «vontade e decisão de fazer mais pelo espaço europeu de educação».

O Ministro destacou que a Europa está a realçar um pensamento transnacional de educação que, «ao contrário de muitas outras políticas na Europa, não é uma política comunitária».

Durante a cimeira, os Estados-Membros debateram como se pode aumentar e alavancar o esforço transnacional para que a educação dos cidadãos europeus seja mais bem conseguida, disse Tiago Brandão Rodrigues, acrescentando que é um processo complexo porque, além de muitos cidadãos europeus não terem consciência de que são europeus, também «não têm consciência inclusiva de que têm cidadania plena».

A mobilidade, com destaque para os programas Erasmus e Eramus+, e a inclusão foram outros dois temas discutidos durante a I Cimeira Europeia da Educação, que teve como tema global «Lançar as bases do Espaço Europeu da Educação: para uma educação inovadora, inclusiva e assente em valores».