Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-16 às 21h04

Ministro da Defesa Nacional recebe Comandante Supremo Aliado da Europa

Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, e Comandante Supremo Aliado da Europa, General Curtis Scaparrotti
O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, recebeu o Comandante Supremo Aliado da Europa (SACEUR), General Curtis Scaparrotti, em Lisboa, esta segunda-feira, 16 de outubro.

O General Scaparrotti apresentou uma proposta de reorganização da estrutura de comando da NATO, a qual pressupõe a adaptação da Aliança em tempo de crise, com flexibilidade suficiente, capaz de cumprir a sua missão de garante de defesa coletiva, gestão de crises e segurança cooperativa, e não uma estrutura somente vocacionada para crises.

O Ministro trocou algumas impressões sobre este processo com o General, nomeadamente a necessidade de uma abordagem de 360 graus, no contexto de segurança atual, e saudou a criação de um núcleo regional para o sul, em Nápoles.

Foram também abordadas as questões associadas aos designados "3 Cs" (cash, capabilities and contribuitions), isto é, o orçamento de Defesa, a implementação das capacidades e a contribuição para operações e missões e outros compromissos relevantes.

O Ministro da Defesa Nacional tem afirmado neste contexto que os contributos para a manutenção de paz e de segurança internacionais no âmbito de organizações multilaterais, operações nacionais ou coligações, deveriam ser tidos em conta.

O Ministro referiu que a NATO poderia contribuir para a garantia de estabilidade e segurança internacionais, desempenhando um papel de capacitação das forças das operações de manutenção de paz da ONU, assim como no reforço da resiliência de parceiros estratégicos.

Por fim, foi abordado o compromisso nacional em missões da Aliança Atlântica e o papel de Portugal como promotor de segurança e defesa global, desde a longa presença na KFOR à preparação de um futuro contributo de Portugal com uma Quick Reaction Force no Afeganistão.
O Comandante Supremo Aliado da Europa (SACEUR) é um dos dois comandantes estratégicos da NATO. O General Curtis Scaparrotti chefia o Comando Aliado de Operações desde 4 maio de 2016.