Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-05-15 às 16h53

Ministro da Defesa Nacional quer transformar «dívida de gratidão» aos deficientes das Forças Armadas em «ação concreta»

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, na cerimónia comemorativa do 45.º aniversário da ADFA, Lisboa, 15 maio 2019
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho afirmou que está a trabalhar, com a Assembleia da República, na aprovação de um diploma que «elimina a possibilidade de redução do valor da pensão de sangue, quando resulte no falecimento do deficiente das Forças Armadas», uma reivindicação antiga da Associação de Deficientes das Forças Armadas (ADFA).

Na cerimónia comemorativa do 45.º aniversário da ADFA, em Lisboa, o Ministro referiu que está também a trabalhar em conjunto com a áerea governativa das Finanças para que, no Decreto-Lei de Execução Orçamental de 2019, se alargue a «todos os deficientes militares a possibilidade de requerem a revisão do processo, sempre que se verifique um agravamento do grau de desvalorização anteriormente fixado».

Durante a sua intervenção, João Gomes Cravinho referiu-se diversas vezes ao Comendador José Arruda, que faleceu em janeiro, pelo seu trabalho «incansável e inspirador», acrescentando que melhor homenagem que se pode fazer ao antigo presidente da associação é «transformar a dívida de gratidão» que o País tem para com os deficientes das Forças Armadas em «ação concreta».
 
O Ministro destacou também a aprovação recente do Estatuto do Antigo Combatente, que contribuirá para tornar «mais visível as causas dos ex-combatentes junto da população portuguesa».

«Estes são passos importantes que nos animam a continuar» a trabalhar com a ADFA, uma instituição «verdadeiramente militar» e «verdadeiramente notável», não só por aquilo que faz aos seus associados, mas pelo exemplo que dá à sociedade de como deve ser o «associativismo em democracia», disse ainda.

João Gomes Cravinho disse também que «há muito trabalho ainda por desenvolver» e que contará com a ajuda dos novos corpos de dirigentes da ADFA para, em conjunto, definirem «uma lista de prioridades» para debater na nossa ação diária, que é a de «procurar soluções para os problemas reais dos militares e, em particular, daqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade».

Na sessão solene o Comendador José Arruda foi condecorado com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro, a título póstumo. Na cerimónia esteve também presente a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto.