Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-09 às 16h06

Ministro da Defesa Nacional quer reforçar presença das Forças Armadas nas Regiões Autónomas

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, afirmou que é preciso reforçar a presença das Forças Armadas na Madeira e nos Açores.

«Tenho esperança que possamos reforçar o investimento para ampliar a presença das Forças Armadas nos arquipélagos», disse o Ministro, em declarações aos jornalistas, num workshop sobre Segurança Marítima, no Porto.

Azeredo Lopes acrescentou: «Evidentemente, esse reforço de meios implica um reforço financeiro».

Motivos

«Os arquipélagos são parte integrante do território nacional, o que significa que têm os mesmos direitos e expectativas que aqueles que habitam em território continental», sublinhou o Ministro.

Azeredo Lopes referiu ainda que «a dimensão da insularidade leva a que se justifique um cuidado muito particular nos meios de transporte, de salvamento, que está muito a cargo da Força Aérea, mas onde também a Marinha pode ter um papel a desempenhar».

«A relação com o Atlântico, que tem a ver com o peso cada vez maior que a Defesa tem, em particular as relações transatlânticas, é outra dimensão que justifica o reforço de meios», disse o Ministro.

Centro de Segurança Atlântica

Azeredo Lopes referiu também que «este reforço está associado ao projeto de criar um Centro de Segurança Atlântica nos Açores, um projeto inovador que espero ter concluído a médio prazo, e que resultou de uma declaração de apoio dos Estados Unidos da América». «Tudo isso tem de ser articulado de forma coerente».

«Portugal considera que chegou a altura de apresentar novas ideias para valorizar aquele que é, de facto, um enorme ativo para a segurança atlântica», afirmou o Ministro, na reunião que teve com o Secretário da Defesa norte-americana, James Mattis, no dia 12 de setembro, em Washington.

Azeredo Lopes acrescentou: «A ideia principal, o projeto mais ambicioso, é a constituição de um centro de segurança atlântica nos Açores, que vá muito a frente do academismo e que represente a valorização de uma das principais capacidades de Portugal».

«O Centro não estaria, necessariamente, sob jurisdição da NATO, embora possa vir a ser, no futuro, reconhecido como um centro de excelência da Aliança Atlântica», disse o Ministro, acrescentando que neste local se poderiam formar, não só oficiais portugueses, mas também de outros países interessados na segurança do Atlântico.

No encontro no Pentágono, o Secretário da Defesa norte-americano, respondeu de forma positiva à proposta do Governo.