Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-10-31 às 21h30

Ministro da Defesa Nacional inaugura novas instalações do Arquivo Histórico Militar

Ministro da Defesa Nacional inaugura novas instalações do Arquivo Histórico Militar
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, inaugurou as novas instalações do Arquivo Histórico Militar, no Largo do Outeirinho da Amendoeira, em Lisboa. O espaço moderno, com 15 km de arquivo, está inserido no Polo Cultural do Exército. 

João Gomes Cravinho espera que este novo espaço fomente o relacionamento com a população em geral, a «relação com especialistas, investigadores, estudantes, jornalistas e com o público em geral, que se interessa por questões de história militar.»
 
«Devo dizer que é com um sentimento de orgulho, mas também de alguma injustiça que vejo o meu nome associado à inauguração destas instalações», declarou João Gomes Cravinho, recordando o empenho do seu antecessor, Professor Azeredo Lopes.

«Nós costumamos dizer e com razão que as Forças Armadas são estruturantes para a história de Portugal, para a sociedade e para a cultura de Portugal e tudo isso é verdade. Mas é fundamental que haja da parte da população a possibilidade de compreender a forma como as Forças Armadas são estruturantes para o nosso País», declarou o Ministro durante a inauguração.

O Chefe do Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca, anunciou que as estas instalações podem guardar 15 quilómetros de documentação de valor histórico, havendo já dez quilómetros de documentos. Este espólio encontra-se «climatizado, com mobiliário moderno, orientado para a preservação de documentos e com mais segurança». Segundo o General Nunes da Fonseca, «foi feita uma aposta na formação de técnicos», através de protocolos com universidades nas áreas da museologia e das ciências documentais.

O Arquivo Histórico Militar foi criado em 25 de maio de 2011, sendo-lhe confiado a missão de guardar, tratar e preservar todos os documentos de valor histórico relativos ao Exército. A origem dests arquivo, que é um dos maiores a nível nacional, remonta ao arquivo do Conselho de Guerra, órgão com funções essencialmente consultivas, criado em 11 de dezembro de 1640, que se crê que tenha sido o primeiro arquivo militar português. 

Com a constituição da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, em 1736, todos os assuntos diplomáticos e militares passaram a estar a cargo desta secretaria, originando um novo arquivo.