Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-30 às 18h52

Ministro da Defesa Nacional entrega estandarte a 140 fuzileiros que seguem para a Lituânia

Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na cerimónia militar de entrega do Estandarte Nacional à «Força de Fuzileiros Lituânia 2018», Almada, 30 abril 2018
O Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, presidiu à cerimónia de entrega do Estandarte Nacional à força de 140 fuzileiros que no dia 15 de maio segue para a Lituânia.

É a primeira vez que uma força de fuzileiros com esta dimensão e configuração participa numa missão da NATO no quadro das medidas de tranquilização (Assurance Measures). A Força de Fuzileiros Lituânia 2018, de configuração modular, dispõe de dois elementos-base: um de projeção de força integrado pelo Batalhão nº 2 e um de operações especiais pelo Destacamento de Ações Especiais.

Os 140 militares vão ficar aquartelados em Klaipeda, principal cidade portuária da Lituânia, e participarão, em conjunto com as forças armadas deste estado Báltico e de vários países membros da Aliança Atlântica, em diversos exercícios como o Flamming Sword e o Strong Shield e em treinos de força de operações especiais.

Empenhamento total

Azeredo Lopes sublinhou que Portugal, como «membro fundador da NATO» está «totalmente empenhado com a organização».

O Ministro da Defesa Nacional referiu-se ainda aos fuzileiros como uma força «demasiado competente para, havendo hipótese disso, não ser empenhada».

«É este passo que hoje aqui se representa simbolicamente. É um primeiro passo que significa que, de 15 de maio a 15 de setembro, a força estará projetada num teatro de operações exigente e não vejo melhor momento para empenhar, de novo, o corpo de fuzileiros», frisou o Ministro.

Novos desafios

Azeredo Lopes manifestou-se ainda convicto de que os fuzileiros irão assumir «uma série longa de novos desafios» a começar pela missão na Lituânia num contexto «onde está o coração de muitas questões atuais» relacionadas com a defesa comum.

O comandante da Força Nacional Destacada, Capitão-Tenente Esquetim Marques, confirmou que os militares portugueses farão exercícios e ações de treino conjuntos com as forças lituanas e de países da NATO num teatro de operações «exigente e complexo».

Um primeiro grupo avançado viaja no dia 5 de maio e, no dia 6, seguem por via marítima 36 viaturas militares que chegarão ao destino dez das depois. O grosso da Força Nacional Destacada parte no dia 15 de maio do aeroporto militar de Figo Maduro, em Lisboa.