Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-22 às 19h31

Ministro da Defesa Nacional elogia militares portugueses na República Centro-Africana

Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na Academia Militar Marechal Samora Machel, em Nampula, 22 fevereiro 2018
Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, em visita oficial a Moçambique, 22 fevereiro 2018
«Não consigo esconder o profundo orgulho sentido, já aqui em Moçambique, quando tomei conhecimento da carta de louvor do comandante da Minusca, na qual destacou o sacrifício e a coragem dos militares portugueses», regozijou-se o Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na palestra que proferiu, na Academia Militar Marechal Samora Machel, em Nampula. O Ministro encontra-se em visita oficial a Moçambique durante cinco dias.

Azeredo Lopes acrescentou: «O aspeto mais importante foi a capacidade de salvar milhares de pessoas, quaisquer que fossem as suas origens, etnia, religião ou proveniência», acrescentou Azeredo Lopes, perante mais de 400 militares.

«[Os militares portugueses ao serviço das Nações Unidas na República Centro-Africana] salvaram católicos, como salvaram muçulmanos, da violência cega cometida por grupos selváticos», sublinhou o Ministro.

Apelo ao uso da força legítima

«Se alguma vez tiverem de tomar a decisão difícil de usar a força, nunca se esqueçam que há força brutal ilegítima, e há a força legítima, aquela que respeita as regras e valores», disse ainda Azeredo Lopes, dirigindo-se aos cadetes.

O novo Programa-Quadro de Cooperação no domínio da Defesa (2018-2021), assinado dia 19 de fevereiro, em Maputo, prevê o apoio das Forças Armadas de Portugal à Academia Militar Marechal Samora Machel, mas a principal novidade reside na possibilidade de militares das Forças Armadas de Defesa de Moçambique poderem vir a integrar contingentes portugueses empenhados em missões de apoio à paz ou humanitárias.

Portugal tem, atualmente, na República Centro Africana, um destacamento formado por 160 militares do Exército (sobretudo Comandos), mas também da Força Aérea (controladores aéreos avançados), que constituem a Força de Reação Rápida às ordens do Comandante da Minusca, o tenente-general senegalês Balla Keita.

A visita do Ministro prossegue com uma deslocação à Fortaleza da Ilha de Moçambique, regressando posteriormente a Maputo, onde encerrará o programa na Escola Prática de Aviação já no dia 23.