Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-22 às 15h25

Ministro da Defesa Nacional elogia militares em missão na República Centro-Africana

Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, na entrega do estandarte nacional aos militares que vão integrar a força na República Centro Africana, Sintra, 22 dezembro 2017
O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, elogiou os militares que vão liderar a missão da União Europeia da República Centro-Africana a partir de janeiro.

Em Queluz, na cerimónia de entrega do estandarte nacional, o Ministro destacou que os militares portugueses são «cada vez mais promotores e fornecedores de segurança global».

A comitiva portuguesa vai partir para a República Centro-Africana no início de janeiro e engloba 40 militares.

«O facto de Portugal assumir o comando desta missão da União Europeia é, sem dúvida, mais uma prova de reconhecimento da capacidade das nossas Forças Armadas no cumprimento destas missões, que tem merecido inúmeras referências elogiosas», acrescentou.

A força de reação rápida da missão das Nações Unidas na República Centro-Africana tem atualmente 160 militares portugueses.

As duas missões, da União Europeia e da Organização das Nações Unidas, têm o mesmo objetivo: «promover a paz, a estabilidade e o desenvolvimento sustentável do país».

A missão será comandada pelo brigadeiro-general Hermínio Maio, segundo comandante da Academia Militar.