Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-09-04 às 19h42

Ministro da Defesa Nacional debate futuro do setor na União Europeia

Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, edição do «Encontros com os Cidadãos» sobre «A Política de Segurança e Defesa e o Futuro da Europa», Alverca, 4 setembro 2018
O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, participou em mais uma edição do «Encontros com os Cidadãos» sobre «A Política de Segurança e Defesa e o Futuro da Europa», com o Diretor-Adjunto do Centro Europeu de Estratégica Política, Mihnea Motoc, na OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca.

«A partir, de meados de 2016, a área da defesa assumiu de repente um protagonismo absolutamente impensável» declarou Azeredo Lopes referindo que «a área da segurança e defesa gradualmente se desenvolvesse no âmbito da União Europeia (UE)».
  
Durante o encontro, promovido e moderado pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, o Ministro destacou o mérito e a persistência da Vice-Presidente da Comissão Europeia e Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Federica Mogherini pela nova estratégia global da União Europeia.

«É um documento muito moderno e muito ambicioso», disse o Ministro, referindo que o mesmo «projeta a fronteira externa da defesa e segurança europeias para a República Centro Africana».
 
Relativamente aos projetos da Cooperação Estruturada Permanente, o Ministro da Defesa anunciou que foi lançada uma segunda vaga, mas, «já se fala numa terceira vaga», o que significa que «mesmo antes de chegar o dinheiro os estados já estão envolvidos em projetos plurinacionais». 

Segundo o Ministro da Defesa, na primeira vaga, Portugal manifestou disponibilidade para participar em seis projetos depois de terem sido submetidos a três subavaliações autónomas – militar, política da defesa e na projeção industrial – envolvendo entidades como a Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais (IDd), a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e a Direção-Geral de Política de Defesa Nacional.

No final do encontro, o Ministro aplaudiu a iniciativa que tem como objetivo dar aos cidadãos europeus a oportunidade de expressar as suas preocupações e expectativas quanto ao futuro da União Europeia.

Esta iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, é realizada em parceria com a Comissão Europeia, através da sua Representação em Portugal, envolvendo também os Municípios e outras entidades locais, as Universidades, as Escolas e diversas organizações da sociedade civil.

Presentes neste debate estiveram ainda o Presidente da OGMA, Marco Tulio Pellegrini, o Chefe do Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, embaixadores, dirigentes do Ministério da Defesa e diversas autoridades civis e militares.