Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-28 às 20h30

Ministro da Defesa Nacional assiste ao Cyber Coalition da NATO

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, no Centro de Ciberdefesa, Lisboa, 28 novembro 2018
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visitou o Centro de Ciberdefesa, no Estado-Maior-General das Forças Armadas, em Lisboa, onde acompanhou e tomou conhecimento das atividades do exercício de ciberdefesa da NATO, que decorre de 26 a 30 de novembro.
 
Cerca de 700 participantes dos países aliados, parceiros, indústria e academia, incluindo 31 elementos do Ministério da Defesa Nacional e das Forças Armadas, testam e treinam durante esta semana a coordenação e a colaboração entre a aliança atlântica e os países, assim como os procedimentos, a partilha de informação, o processo de decisão e o conhecimento situacional.
 
A ciberdefesa é uma das prioridades deste Governo, estando previsto um investimento de cerca de 46 milhões de euros na  proposta da futura Lei de Programação Militar. A ciberdefesa deverá ser reforçada já no próximo ano, com mais efetivos que garantem que Portugal esteja apto a operar no  ambiente estratégico do ciberespaço.

A ciberdefesa foi reconhecida em 2016 como um domínio operacional, a par da terra, mar e ar, sendo uma das principais missões da defesa coletiva.

Portugal tem vindo a desenvolver as suas competências e capacidades, sobretudo ao nível da formação, treino e qualificação, sendo de destacar: o consórcio Cyber Academia and Innovation Hub composto por membros do Estado, academia e indústria; a adesão ao Centro de Excelência NATO para a ciberdefesa cooperativa, que desenvolve doutrina e conceitos; e a Academia de Comunicações e Informações da NATO. 

Também o Instituto da Defesa Nacional desenvolveu, este ano, o documento «Contributos para uma Estratégia Nacional de Ciberdefesa.»