Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-23 às 18h34

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita a China

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, desloca-se à República Popular da China de 26 a 29 de Março, para impulsionar e planear o reforço da colaboração científica e tecnológica entre Portugal e a China em vários domínios do conhecimento, designadamente nas áreas da energia, espaço, computação avançada, nanotecnologia, investigação biomédica e o estudo das relações científicas e culturais entre Portugal e a Ásia.

Durante a visita, o Ministro reunir-se-á com o Ministro da Ciência e Tecnologia chinês, Wang Zhigang. Manuel Heitor reunir-se-á também com a Presidência da Academia Chinesa das Ciências em Pequim e visitará a Universidade de Tshingua.

O Ministro fará ainda uma intervenção convidada na conferência anual da Global Energy Interconnection Development and Cooperation Organization (GEIDCO), promovida pela Companhia Nacional da Rede Elétrica da China, durante a qual abordará a proposta em análise para desenvolver uma rede global de investigação em energia, na forma de uma parceria envolvendo instituições cientificas portuguesas, a REN, a GEIDCO e a Companhia Nacional da Rede Elétrica da China. 

Esta rede tem sido promovida internacionalmente pelo Ministro para o estudo e desenvolvimento de novas soluções que promovam a sustentabilidade energética, designadamente ao nível da adoção de tecnologias sustentáveis e de sistemas ótimos de integração, juntamente com novos paradigmas de interconexões energéticas a nível global. 

Neste contexto, Manuel Heitor visitará a Companhia Nacional da Rede Elétrica da China, onde se reunirá com investigadores e dirigentes científicos, para além do presidente da empresa.

No setor do espaço, o Ministro promoverá o relacionamento da Academia Chinesa das Ciências com instituições e empresas nacionais, designadamente a Tekever, tendo em vista a instalação em Portugal do laboratório de Investigação Avançada de Tecnologia do Espaço Star Lab, como planeado nos últimos meses.

Acompanham o Ministro, o presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Paulo Ferrão, o coordenador da Comissão Instaladora do AIR Centre, António Sarmento, o presidente do INESC TEC, José Manuel Mendonça, o diretor do INESC TEC, João Peças Lopes, o presidente executivo da Rede Energética Nacional, Rodrigo Costa, o diretor executivo da REN, João Conceição, o diretor de operações da Tekever, Francisco Vilhena da Cunha, e o Embaixador Português em Pequim, José Augusto Duarte.