Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-04 às 18h38

Portugal empenhado na criação de mecanismo europeu de Proteção Civil

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que Portugal irá manifestar «firme empenho na criação de um mecanismo europeu de resposta a riscos de grande dimensão, que não são só incêndios florestais, mas que podem ser inundações ou epidemias», numa declaração à Lusa a propósito do 6.º Fórum Europeu de Proteção Civil, que se realiza em Bruxelas nos dias 5 e 6 de março, no qual participa. 

Estes riscos exigem «uma resposta à escala europeia», tendo Portugal tido uma participação muito ativa no diálogo com a Comissão Europeia sobre a criação do mecanismo de proteção civil conjunta da União Europeia.

Eduardo Cabrita disse que a principal prioridade da agenda europeia é uma «rápida concretização do novo mecanismo europeu de proteção civil que foi impulsionado e justificado pelos factos que se verificaram em Portugal no ano passado»: os grandes incêndios de junho e de outubro.

O Ministro afirmou ainda que irá dar nota da profunda transformação que o País está a fazer nas estruturas de proteção civil e do «empenho na prevenção e na sensibilização que tornou hoje a proteção civil uma prioridade na sociedade portuguesa. Iremos igualmente dar nota da aposta na especialização e profissionalização do sistema».

Organizado pela Comissão Europeia, o Fórum Europeu de Proteção Civil é o maior evento público sobre Cooperação Europeia em matéria de Proteção Civil. Criado em 2003, o Fórum reúne, de dois em dois anos, toda a comunidade europeia da área da proteção civil para a partilha de experiências e para a discussão de novas formas de cooperação entre os Estados Membros.

Nesta 6.ª edição, o tema central será «A Proteção Civil num Cenário de Alterações do Risco», o que permitirá a reflexão sobre o presente e o futuro do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Este ano são esperados cerca de 400 representantes das áreas da proteção civil e da gestão de riscos, nomeadamente representantes governamentais, do mundo académico, das autoridades de proteção civil, organizações internacionais, institutos europeus, entre outros. 

O Ministro da Administração Interna intervém na sessão plenária subordinada ao tema «Trabalhar os setores para melhorar a resiliência climática», que decorre no dia 6 entre as 9h15 e as 10h45 (hora local).