Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-13 às 11h04

Ministro Adjunto na posse do novo Presidente chileno

Ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, reuniu-se com o Ministro das Relações Exteriores do Chile, Roberto Ampuero, à margem das cerimónias da tomada de posse do novo Presidente chileno, Sebastián Piñera, Santiago do Chile, 13 março 2018
O Ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, visita oficialmente o Chile para representar o Estado português nas cerimónias de posse do novo Presidente do país, Sebastián Piñera.

À margem destas cerimónias, o Ministro reuniu-se com o novo Ministro das Relações Exteriores do Chile, Roberto Ampuero, naquele que foi o seu primeiro ato como membro do Governo chileno. 

Roberto Ampuero referiu a Pedro Siza Vieira a «simpatia natural e profunda» que os chilenos têm por Portugal. Os dois Ministros passaram em revista vários assuntos de interesse comum, em diversas áreas das relações bilaterais.

O Ministro Adjunto lembrou os cinco bombeiros chilenos que perderam a vida em Portugal, a combater um incêndio no distrito da Guarda, em 2006, referindo que o País não os esqueceu, e agradeceu o apoio que tem sido dado pelo Chile nestas matérias.  

Foi reafirmado, pelos dois Ministros, o interesse em celebrar um instrumento bilateral em matéria de proteção civil, resposta a catástrofes naturais e combate a incêndios. 

Pedro Siza Vieira e Roberto Ampuero reiteraram o interesse em que Portugal se associe às celebrações da descoberta do Estreito de Magalhães, uma iniciativa do Governo chileno.

O Ministro Adjunto agradeceu ao Ministro das Relações Exteriores do Chile o facto de, no seu primeiro dia de trabalho, o ter recebido em audiência oficial.