Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-25 às 19h40

Ministra do Mar inaugurou centro de controlo da via navegável do Douro

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugura centro de controlo da via navegável do Douro, Régua, 25 maio 2018
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, inaugurou o centro de controlo da Via Navegável do Douro e assistiu à apresentação do plano de gestão de segurança e emergência no rio Douro, na Régua.

O novo Centro de Controlo da Via Navegável do Douro e o plano de Gestão de Segurança e Emergência do rio Douro fazem parte da segunda fase de execução do plano Via Navegável do Douro 2020 que teve início em 2016 e que inclui dois grandes projetos: Acessibilidade Segura e Sustentável e Serviços Fluviais de Informação.

A Acessibilidade Segura e Sustentável envolve um investimento de 10,089 milhões de euros, com uma taxa de financiamento comunitário de 85%. Este projeto pretende melhorar as condições de segurança no estuário do rio Douro.

O segundo projeto teve um investimento de 2,733 milhões de euros, com uma taxa de financiamento comunitário de 85% e tem como objetivo a implementação dos Serviços de Informação Fluviais na navegação, designadamente através da aquisição e desenvolvimento do hardware e software necessários à implementação de um sistema de comunicação em pleno funcionamento nos 208 km do canal de navegação. 

Recorde-se que o projeto Via Navegável Interior do Douro 2020, com um com um orçamento global de 76 milhões de euros, pretende melhorar as condições de segurança e os sistemas de comunicação e de informação ao longo de toda a via navegável, corrigir os constrangimentos no canal e nas eclusas de navegação, e criar condições para que mais empresas possam usar o Douro como meio de transporte.

Douro: Um Canal para o Território

A Ministra presidiu também à abertura da conferência «Douro: Um Canal para o Território», uma iniciativa da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo sobre o desenvolvimento sustentável da região do Douro, que reuniu agentes económicos.

«O rio Douro é um dos cursos fluviais mais emblemáticos da Europa», disse a Ministra, acrescentando que «a via navegável do Douro constitui um potencial único de interligação do Atlântico com o interior do país, bem como com Espanha, incrementando a interação entre o litoral e o interior, muito contribuindo para o desenvolvimento sustentável desta região». 

Ana Paula Vitorino referiu que tem aproveitado as deslocações ao estrangeiro «para promover a via navegável do Douro», nomeadamente na recente deslocação à Polónia onde apresentou o projeto, na Conferência Internacional de Navegabilidade Interior e Fluvial.

A Ministra inaugurou ainda a reabilitação do Cais da Régua, que tem como objetivo melhorar a acessibilidade e fruição local, bem como os níveis de segurança e conforto no embarque e desembarque de passageiros. 

Tags: rios, segurança
Áreas:
Mar