Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-26 às 18h50

Ministra do Mar destaca programa de dessegregação das escolhas profissionais

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, sublinhou que a escolha de um curso superior nada tem a ver com o facto de se ser rapaz ou rapariga durante uma conversa com alunos da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, no Seixal, no âmbito do projeto-piloto «Engenheiras por um dia».

O projeto, que faz parte do programa de dessegregação das escolhas profissionais, no quadro do objetivo de política pública, visa também o combate à segregação das profissões.

A Ministra recordou a alteração na sociedade e o derrube de preconceitos nas últimas décadas, realçando que «o 25 de Abril também trouxe mudanças profundas nos direitos das mulheres».

Ana Paula Vitorino acrescentou que não faz sentido que escolhas profissionais possam ser impostas «pelo género, pela religião, pela cor ou pela orientação sexual». «Não podemos ser nós a colocar estas limitações», disse.

A Ministra disse que é nas diferentes formas que homens e mulheres têm de exercer o poder, a profissão e a liderança que está o valor. «É na nossa diferença e na igualdade de oportunidades no acesso a todas as profissões que está a riqueza das equipas mistas. Complementam-se», afirmou.
Áreas:
Mar