Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-22 às 15h12

Ministra da Saúde reitera prioridade dada à inovação no setor

Ministra da Saúde, Marta Temido, durante a sessão de encerramento do Congresso da Ordem dos Nutricionistas, Lisboa, 22 março 2019 (Foto: Manuel de Almeida/Lusa)
A Ministra da Saúde, Marta Temido, reiterou a posição do Programa do Governo de dar prioridade à inovação para que o País «seja capaz de responder, com inteligência e sucesso, aos desafios sociais, económicos e ambientais, atuais e futuros, assumindo uma posição de vanguarda no espaço europeu».

Numa intervenção durante a sessão de encerramento do eHealth Summit, em Lisboa, a Ministra destacou que no setor da saúde «a inovação é intrínseca ao avanço tecnológico da prestação de cuidados, às abordagens preventivas e terapêuticas, à oferta de serviços efetivamente centrados e preocupados com o cidadão, que tenham em conta os constrangimentos da vida do dia-a-dia e que respondam às suas necessidades».

Para garantir esta inovação, o Governo promoveu «o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação como parte integrante dos processos de reforma do Serviço Nacional de Saúde».

Marta Temido sublinhou a prioridade dada «à melhoria da governação e eficiência do SNS, recorrendo a soluções de integração das tecnologias da informação e reconhecendo que os serviços de saúde do século XXI têm de se desmaterializar, acompanhar as pessoas, os utentes e os profissionais». O Portal do SNS, a telesaúde, o registo eletrónico de saúde, a prescrição eletrónica e o MySNS Carteira foram dados como exemplos de inovação tecnológica.

A Ministra afirmou que «estes avanços têm contribuído para reduzir a desigualdade no acesso à saúde e para reforçar o poder do cidadão no sistema», sublinhando a obrigação de continuar a estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico e digital.

A Ministra discursou também na sessão de encerramento no Congresso da Ordem dos Nutricionistas.