Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-27 às 14h20

Ministra da Presidência e Modernização Administrativa inaugura Loja de Cidadão de Abrantes

Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e Secretários de Estado na inauguração da Loja de Cidadão de Abrantes, Abrantes, 27 março 2019 (Foto: João Bica)
A Ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, destacou a importância de um Estado cada vez mais próximo dos cidadãos e com capacidade para «desenhar os serviços públicos à medida da vida».
 
Marina Vieira da Silva falava durante a inauguração da nova Loja de Cidadão de Abrantes, acompanhada pelo Secretário de Estado da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, e pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Rural, Maria do Céu Albuquerque.
 
«Em cada loja que abrimos, em cada Espaço Cidadão que inauguramos, em cada serviço online que criamos, sentimos que estamos sempre a dar mais um passo neste caminho que é edificar um Estado mais próximo dos cidadãos, mais eficiente e mais moderno», disse ainda.
 
Vinte anos após a inauguração da primeira Loja de Cidadão em Portugal, a Ministra recordou o percurso feito desde então na modernização da Administração Pública e deu como exemplo o atual Cartão de Cidadão, em contraponto com os diversos documentos que era necessário transportar.
 
Com um investimento na ordem dos 700 mil euros, a Loja de Cidadão de Abrantes foi inaugurada no centro da cidade, com 48 funcionários e várias dezenas de serviços, de âmbito central e local. Desde a sua entrada em funcionamento, a 28 de janeiro, a loja já contabilizou 13 mil utilizações.
 
Disponibiliza serviços da Autoridade Tributária (Finanças), Instituto da Segurança Social, Balcão de Serviços da Câmara Municipal (com exclusão dos Serviços de Urbanismo), Balcão dos Serviços Municipalizados e o Espaço Cidadão, com atendimento digital assistido que reúne serviços de diferentes entidades do Estado, como revalidação/alteração da carta de condução, obtenção de registo criminal, entrega de documentos de despesas para a ADSE, alteração de morada do Cartão de Cidadão ou submissão de Cartão Europeu de Seguro de Doença.
 
Com uma área de 700 metros quadrados visa também atrair pessoas ao centro histórico e criar condições de regeneração urbana e sinergias entre os vários serviços instalados nesta área da cidade, como a Unidade de Saúde Familiar, o mercado diário e o Welcome Center (Loja de Turismo e Produtos Locais).