Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-10-31 às 13h00

Ministra da Cultura quer recriar bibliotecas móveis para o século XXI

Ministra da Cultura, Graça Fonseca, na conferência anual do Plano Nacional de Leitura, Lisboa, 31 outubro 2018
A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou a intenção de o Governo «recriar para o século XXI a biblioteca móvel, para ir de aldeia em aldeia e de escola em escola».

Em Lisboa, na conferência anual do Plano Nacional de Leitura, a Ministra lançou o desafio para que as áreas de Governo da Cultura e da Educação trabalhem em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian para avançar com o projeto de recriação do conceito.

Graça Fonseca sublinhou que os hábitos de leitura são «profundamente diferentes» quando comparados com há 20 ou 30 anos e referiu que Governo e autarquias devem promover uma adaptação para «oferecer instrumentos, ferramentas e equipamentos» que forneçam a resposta adequada aos novos modos de leitura.

A Ministra referiu também a intenção de promover outras sinergias entre organismos e instituições, para além da proposta deixada à Fundação Calouste Gulbenkian de renovação das bibliotecas móveis para ambientes digitais.

Em 1958, a Fundação Calouste Gulbenkian impulsionou o sistema de biblioteca itinerantes, numa altura em que não havia ainda a atual rede de bibliotecas públicas municipais, a taxa de analfabetismo era elevada e o acesso a estes equipamentos escasso.

Segundo a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB), existem atualmente mais de 60 bibliotecas móveis no país, agregadas a serviços municipais, que disponibilizam de forma gratuita o acesso a livros e publicações às populações que não podem deslocar-se a uma biblioteca.
Tags: leitura
Áreas:
Cultura