Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-23 às 14h40

Mil casas destruídas pelos incêndios foram reconstruídas ou estão em reconstrução

Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, visita obras de reconstrução em aldeias afetadas pelos incêndios de 2017, Seia, 23 maio 2018 (Foto: Miguel Pereira da Silva/Lusa)
Cerca de mil casas destruídas pelos incêndios de junho e de outubro de 2017 foram já reconstruídas ou estão em reconstrução, afirmou o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, em Travancinha, Seia após ter visitado duas habitações que têm obras em curso.

O Ministro recordou que «a reconstrução de habitações tem um valor de quase 90 milhões de euros em todo o território. Neste momento, das cerca de 1 400 casas de primeira habitação que foram afetadas no ano passado», quase mil «estão em processo de obra, em obra ou concluídas».

Pedro Marques referiu que, no caso dos incêndios de outubro, a reconstrução está a ser feita com dinheiro do Orçamento do Estado, tendo sido preciso verificar a titularidade das casas, o que demora o processo.

Todavia, as entidades envolvidas, incluindo as autarquias e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, fizeram «um esforço muito grande» para resolver os problemas. 

«Mil casas em reconstrução ao fim destes meses, eu diria que é um esforço muito grande», sublinhou, uma vez que «não se reconstroem essas casas de um dia para o outro».

O Ministro lembrou ainda que no caso dos incêndios de junho na zona de Pedrógão Grande, «97 ou 98% das casas estão ou em obra ou concluídas».