Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-22 às 14h35

Mário Centeno destaca credibilidade dos resultados financeiros positivos

Ministro das Finanças, Mário Centeno
O Ministro das Finanças, Mário Centeno, afirmou que os resultados financeiros positivos do País estão associados à credibilidade, durante declarações após a divulgação do défice orçamental das Administrações Públicas de 0,3% do Produto Interno Bruto no terceiro trimestre de 2017.

«É a credibilidade que está associada a este processo que permite que hoje possamos estar nas condições em que estamos. A palavra que gostaria de deixar associada a estes momentos é a palavra credibilidade», referiu.

O Ministro sublinhou que o objetivo até ao final da legislatura é continuar a associar a credibilidade a «toda a execução orçamental de todo o Governo».

Mário Centeno destacou que houve um excedente orçamental no terceiro trimestre, o que é uma «novidade de peso na evolução da economia e das finanças públicas portuguesas».

Os resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística representam o maior valor trimestral para o excedente das contas públicas desde 1995.

O Ministro das Finanças realçou ainda que o ano deve terminar com «a maior redução de dívida pública em rácio do PIB dos últimos 19 anos» e que o défice orçamental de 2017 «não excederá os 1,3%, ficando claramente dentro da margem orçamental prevista no início do ano».

«É um prémio seguramente merecido para todos os portugueses», disse.