Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-01-02 às 17h04

Mais médicos em formação no SNS em 2018

Durante o mês de janeiro de 2018 vão iniciar funções nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) 2179 médicos internos do ano comum e 1758 médicos internos de formação específica, um total de 3937 ingressos, mais 98 que no ano anterior, o que representa o maior número de sempre de jovens médicos em formação no SNS.

O Governo, através da Administração Central do Sistema de Saúde e em estreita cooperação institucional com a Ordem dos Médicos, está empenhado na excelência formativa destes 3937 novos profissionais, que serão a base do futuro do SNS.

Este ano entram em formação mais 116 internos de especialidade (em 2017 foram preenchidas 1642 vagas), sendo que dos 1758 médicos colocados na formação especializada, 462 são de Medicina Geral e Familiar.

A criação do SNS permitiu o acesso universal dos portugueses aos cuidados de saúde, independentemente da sua condição social ou económica. Ao longo dos anos, a capacitação do SNS com profissionais de alta qualidade foi decisiva para o seu desenvolvimento, contribuindo para que Portugal tenha evoluído significativamente nos principais indicadores de saúde.

De forma a consolidar este caminho, é fundamental continuar a investir na formação dos jovens médicos no SNS, garantindo o incremento de profissionais cada vez mais qualificados.  A aposta na formação médica pré e pós-graduada é garantia essencial de um SNS credível e proficiente.

O Ministério da Saúde dá as boas-vindas aos médicos internos, acreditando que vão contribuir para consolidar e desenvolver o SNS, alinhados com os objetivos de melhoria do acesso, da qualidade e da eficiência.