Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-17 às 14h55

Mais dentistas no SNS até 2019

Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, anunciou que o Governo vai reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) com a contração de mais médicos dentistas em 2018 e 2019, com a meta de todos os centros de saúde terem, pelo menos, um destes especialistas.

À margem da abertura do Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, em Lisboa, o Secretário de Estado referiu à agência Lusa que, hoje, há cerca de 60 cuidados de saúde primários com dentistas. O objetivo é chegar a 100 locais nos próximos 24 meses.

«A saúde oral e a medicina dentária foram áreas esquecidas pelo SNS durante largos anos», lamentou Fernando Araújo, lembrando que o Governo iniciou consultas de saúde oral nos centros de saúde em julho de 2016, com experiências-piloto na Grande Lisboa e Alentejo. Desde então, o projeto foi alargado a todo o País.

Criação da carreira de médico-dentista

O Secretário de Estado anunciou hoje também que foi proposta, ao Ministro das Finanças, a criação da carreira de médico dentista na Administração Pública.

Fernando Araújo referiu que esta recomendação partiu do grupo de trabalho nomeado pelo Governo para analisar o enquadramento da atividade dos dentistas no âmbito do SNS.

«Estas recomendações tiveram o parecer favorável do Ministério da Saúde e foi remetida a proposta para o Ministério das Finanças», pois «faz sentido criar esta carreira», concluiu.