Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-01-15 às 11h19

Mais de três mil obras do património português já estão disponíveis no Google Arts & Cuture

Ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e Ministra da Cultura, no lançamento de «Portugal, Arte e Património», Lisboa, 15 janeiro 2019
Foi lançada a Plataforma Portugal, Arte e Património, da Google Arts and Culture, que resulta de uma parceria entre esta empresa de internet e a área de governo da Cultura. O GoogleArts and Culture é uma plataforma destinada a expor e a divulgar o património cultural na internet.

Na cerimónia, que decorreu no Museu Nacional dos Coches (Picadeiro), em Lisboa, estiveram presentes a Ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e a Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Durante a sua intervenção, a Ministra da Cultura referiu que esta divulgação é uma «extraordinária mais-valia para os nossos museus e monumentos e fundamentalmente para o nosso País».

«A presença dos museus e monumentos nacionais na plataforma Google Arts & Culture, com mais de 3 000 obras digitalizadas e mais de mil em alta-resolução, vai-nos permitir ver detalhes e conhecer histórias que provavelmente não conhecíamos», referiu Graça Fonseca.

O projeto foi desenvolvido no âmbito do programa Simplex, numa medida designada «Portuguese Cultural Heritage» e cuja execução estava prevista apenas para o segundo trimestre de 2019.

Das  três mil obras, agora disponíveis, mais de mil foram capturadas em Art Camera da Google, um equipamento com capacidade para digitalizar em alta resolução e revelar detalhes que poderiam passar despercebidos a olho a nu.
 
O painel de azulejo «O Grande Panorama de Lisboa» foi um dos exemplos apontado pela Ministra da Presidência e Modernização Administrativa e que pode agora ser contemplado virtualmente nos mínimos detalhes. «O Grande Panorama de Lisboa, com 23 metros de comprimento, é da autoria do mestre espanhol Gabriel del Barco (1649-1703) e retrata a cidade antes do terramoto de 1755.

As imagens agora disponíveis no Google Arts & Culture estão dividas pelas temáticas arquitetura, teatro, a música, história de Inês de Castro e mulheres que quebraram barreiras. Estão ainda disponíveis viagens virtuais com os poetas Luís Vaz de Camões e Fernando Pessoa.

O projeto contou com a colaboração de 22 instituições ligadas à cultura e ao património português.