Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-22 às 15h53

Mais cinco milhões de euros para projetos turísticos no interior

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou que o Governo disponibilizou mais cinco milhões de euros para financiar projetos turísticos no interior através do programa Valorizar.

Em Castelo de Vide, durante uma visita ao concelho, a Secretária de Estado referiu que este foi «um concurso especial no âmbito do programa Valorizar, que inclui a rota judaica, enoturismo e o turismo equestre e militar para os territórios do interior».

Ana Mendes Godinho destacou que a taxa de execução do programa tem sido elevada e que neste momento a dificuldade reside «em arranjar forma de responder a tantos pedidos que estão a surgir».

A Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior tem registado uma enorme procura. Criada no final de 2016, esta linha recebeu mais de 500 candidaturas, tendo sido aprovadas 155, com um investimento total associado de 60 milhões de euros e um incentivo de 40 milhões de euros.

Esta linha de apoio, especificamente dirigida aos territórios de baixa densidade, previa o seu termo no próximo dia 30 de junho. Porém, face ao balanço extremamente positivo e aos excelentes resultados alcançados nos projetos em desenvolvimento nestas regiões, o Governo decidiu manter este programa ativo, lançando concursos específicos.

A Secretária de Estado acrescentou que o Alentejo é o destino turístico que está a apresentar o maior crescimento em 2018, fruto da «redescoberta» que os visitantes estão a fazer da região. «O desafio é não pararmos. Estamos com uma dinâmica tão grande que é preciso continuar».

Durante a visita a Castelo de Vide, onde esteve acompanhada pelo embaixador de Israel em Portugal, Raphael Gamzou, Ana Mendes Godinho assistiu a uma cerimónia em que foram assinalados os 450 anos da morte de Garcia de Orta, inaugurou a Galeria Garcia de Orta, num investimento avaliado em 300 mil euros, e inaugurou ainda as obras de requalificação de três artérias, num investimento de 500 mil euros.