Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-27 às 15h37

Mais 102 contratações para a manutenção de material ferroviário

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, na consignação da empreitada de eletrificação da Linha do Douro, Marco de Canaveses, 27 julho 2018
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que o Governo determinou, em articulação com a CP, «a contratação de mais 102 pessoas para a manutenção do material ferroviário».
 
Em Marco de Canaveses, na consignação da empreitada de eletrificação da Linha do Douro, Pedro Marques referiu que o número inicial era de 50 pessoas mas percebeu-se «a necessidade de reforçar esta capacidade», sendo decidido a duplicação da contratação.
 
«Estas pessoas são contratadas para a manutenção do material circulante. Esta é a grande necessidade que temos. Temos algum material circulante a diesel, mas não tínhamos recursos humanos suficientes e competências técnicas suficientes na EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário) para fazer esta manutenção», acrescentou.
 
Pedro Marques afirmou que os novos quadros já deverão estar ao serviço na EMEF no último trimestre de 2018, o que «fará toda a diferença na disponibilidade do material circulante que já existe e que está agora eventualmente imobilizado ou em piores condições de circulação».
 
O Ministro disse também que o Governo vai «reforçar o aluguer de material circulante elétrico e a diesel, para repor o mais depressa possível todas as condições de circulação nas linhas regionais» do Oeste do Algarve.
 
A empreitada de eletrificação da Linha do Douro está avaliada em dez milhões de euros e ocorrerá entre as estações de Caíde (Lousada) e Marco de Canaveses.