Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-06 às 12h58

«Maior cobertura de sempre em meios aéreos» para combater incêndios

Centro de Meios Aéreos da Guarda é um dos 19 locais que servem de base na prevenção e ataque aos incêndios florestais
Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, durante uma visita ao Centro de Meios Aéreos da Guarda, 6 julho 2018
O Secretário de Estado da Proteção, José Artur Neves, afirmou que Portugal tem este ano a «maior cobertura de sempre em meios aéreos» para combater incêndios florestais.

Na Guarda, no final de uma visita ao Centro de Meios Aéreos, o Secretário de Estado referiu que existem «55 meios aéreos no continente, mais um na Madeira, a funcionar com uma lógica muito direcionada para o primeiro ataque».

José Artur Neves disse que o dispositivo de combate a incêndios inclui 40 helicópteros, entre médios e ligeiros, havendo ainda brigadas helitransportadas do Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro da GNR.

As equipas do Grupo de intervenção, Proteção e Socorro foram alargadas aos 18 distritos do continente porque, além de fazerem parte de «uma estrutura muito bem preparada» para eliminar os incêndios, são também parte de uma força policial de investigação, servindo também de vigia de terreno e ação direta perante os incendiários.

O Secretário de Estado acrescentou que a coordenação entre as equipas de helitransportadas e os elementos no terreno já permitiu potenciar a vigilância simultânea e «apanhar vários incendiários». «Queremos potenciar esta vigilância e ataque imediato, daí a aposta que fizemos para este período de combate, depois da aposta na prevenção», disse.