Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-13 às 17h31

Loja do Cidadão de Sátão «é o símbolo do Portugal a que aspiramos»

Inauguração da Loja do Cidadão de Sátão, 13 outubro 2017

A Loja do Cidadão de Sátão «é bem o símbolo do Portugal a que aspiramos», afirmou a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

Estas declarações foram feitas na inauguração da Loja, em Viseu, onde esteve também presente a Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.

A Ministra acrescentou que o Governo quer «um País com uma Administração Pública moderna e inclusiva, que colabora para melhorar os serviços ao cidadão e disponibilizá-los com qualidade».

Reabilitar património em pequenas localidades

«Esta nova Loja torna-se realidade graças a uma sólida colaboração com a Administração Local, sem a qual este serviço nunca poderia ter-se multiplicado como está a acontecer», sublinhou a Ministra.

Maria Manuel Leitão Marques realçou ainda: «Os serviços públicos não só nas grandes cidades, mas também em pequenas localidades».

«E estamos a fazê-lo reaproveitando e reabilitando o património público», lembrou a Ministra. A Loja do Cidadão de Sátão é sita a antiga capela do Solar dos Albuquerques, uma família da região.

Mudança de cultura na Administração Pública

«Ao juntarmos os Registos, as Finanças, a Segurança Social e os serviços da Câmara num só local, estamos a facilitar a vida aos cidadãos, ao mesmo tempo que poupamos recursos ao Estado», referiu ainda Maria Manuel Leitão Marques.

A Ministra acrescentou: «A mudança de cultura é a reforma na Administração Pública que está testada, experimentada e comprovada em muitas cidades e vilas do País».

«Para que tenham sucesso, é necessário que as Lojas do Cidadão prestem os serviços com qualidade, conforto, bom atendimento, resposta atempada e garantam o direito à reclamação», disse também Maria Manuel Leitão Marques.

E concluiu: «É ainda preciso que vá renovando a sua oferta, sempre com a preocupação de adequar formato e serviços às necessidades dos utentes. Esta nova Loja cumpre todos estes requisitos». 

Na sua intervenção, a Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, recordou o Foral concedido a Sátão, em 1111, para o apresentar como um exemplo histórico de cooperação entre diferentes níveis da Administração Pública. 

«Esse foral dizia que a autonomia era concedida a Sátão como reconhecimento da Administração Central de então, pela forma como a comunidade local tinha acolhido e agasalhado o representante máximo da Administração Central, neste caso, o Conde Dom Henrique».

Graça Fonseca concretizou depois que a inauguração era materialização dessa mesma cooperação, muitos anos depois, apresentando a Loja de Cidadão como o local «onde os serviços do Estado acolhem a comunidade local».