Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-11 às 8h09

«Levarei a mensagem do Portugal moderno» aos Estados Unidos

Primeiro-Ministro António Costa participa na cerimónia do waterfire português no final das comemorações do 10 de junho, Boston, Massachusetts, 10 junho 2018
O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que, ao longo da sua viagem de sete dias pelos Estados Unidos, transmitirá «a mensagem do Portugal moderno», no discurso no início das cerimónias do 10 de Junho, em Boston, depois do hastear da bandeira nacional no edifício da Câmara da cidade do Estado norte-americano de Massachusetts.

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, iniciaram-se em Ponta Delgada e prosseguiram em Boston e em Providence, no Estado de Rhode Island. A celebração do 10 de Junho é também o início de visita do Primeiro-Ministro aos EUA, integrada no Mês de Portugal

«Inicio hoje um extenso programa nas duas costas dos Estados Unidos», disse António Costa, acrescentando que se encontrará «com as comunidades portuguesas, com responsáveis de universidades e empresas», e «em todo o lado levarei a mensagem do Portugal moderno em construção», disse.

Nesta visita, António Costa especificou que, além de Boston, estará em Providence, São Francisco, Sacramento, Nova Ioque e Newark.

Além da sua visita, «todo este mês de junho contará com um extenso programa de eventos culturais, científicos e económicos para celebrar o nosso país nos Estados Unidos. Um programa que vai desenvolver-se em 60 cidades e em 12 diferentes Estados», disse acrescentando que «nunca esqueceremos que as comunidades portuguesas prolongam o País para além das suas fronteiras».

Percurso da emigração

Na sua intervenção, o Primeiro-Ministro destacou também o caráter simbólico das comemorações do Dia de Portugal nos Estados Unidos, com ele próprio e o Presidente da República a fazerem a rota que muitos portugueses fizeram ao longo de séculos: «Do continente para os Açores e dos Açores para o Novo Mundo».

Para várias gerações de emigrantes, os Estados Unidos foram «um sonho», «uma ideia de liberdade, progresso e prosperidade, baseada em valores democráticos espalhados por todo o mundo».

«Muitos portugueses atravessaram o oceano para chegar aos Estados Unidos, país de oportunidades, e são agora um exemplo de integração bem sucedida», na sociedade norte-americana.

António Costa destacou também que o sucesso dos luso-americanos, designadamente dos com dupla nacionalidade, «orgulha Portugal». 

Portugal tomou medidas para facilitar o acesso à nacionalidade portuguesa e para aumentar os direitos dos lusodescendentes, pois «temos uma política de aberta cidadania», disse.

O Primeiro-Ministro referiu também os valores e ao papel histórico dos Estados Unidos no mundo, país com o qual «Portugal tem uma longa amizade».

Portugal e Estados Unidos têm relações sólidas

Em Providence, o Primeiro-Ministro afirmou a sua confiança na solidez futura das relações entre Portugal e Estados Unidos, defendendo que os dois países estão unidos por valores comuns como o amor à liberdade e à democracia.

Num discurso perante milhares de portugueses e de lusodescendentes, António Costa afirmou que «é absolutamente essencial continuarmos a estreitar as relações entre Portugal e os Estados Unidos, porque somos ambos duas democracias, ambos amamos a liberdade e o esforço e o respeito de cada um para construir a prosperidade». 

«É nessa comunidade de valores que Portugal e os Estados Unidos vão continuar a construir um futuro cada vez mais próximo através deste oceano Atlântico que une os nossos dois países», disse.

Estreitar relações com a diáspora

O Primeiro-Ministro sublinhou que o objetivo do Estado português «é estreitar cada vez mais as relações com a diáspora portuguesa». «Por isso, a Assembleia da República aprovou uma nova lei da nacionalidade que facilita aos netos dos portugueses a obtenção da nacionalidade». 

Por outro lado, «o Governo aumentou o prazo de validade do cartão do cidadão, assegurando-se que cada titular está automaticamente recenseado para poder participar nas eleições em Portugal. É muito importante a vossa participação, quer aqui nos Estados Unidos, quer lá em Portugal», afirmou.

O Primeiro-Ministro referiu também que vai «ficar esta semana nos Estados Unidos para promover o investimento em Portugal, mas sei que o meu trabalho está muito facilitado, porque sempre que falamos com um americano ele conhece bem Portugal através de cada um de vós». 

Os portugueses e lusodescendentes «o melhor cartão-de-visita que Portugal pode ter nos Estados Unidos», afirmou.

Antes do discurso de António Costa, a Governadora do Estado de Rhode Island, Gina Raimondo, assinou na tribuna dos oradores um decreto que permite aos membros da comunidade portuguesa usarem um emblema com as cores e o escudo nacional na matrícula dos seus carros, uma decisão muito saudada pelos portugueses e lusodescendentes residentes no Estado norte-americano.