Lançado portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional - XXI Governo - República Portuguesa

Notícias

2019-01-25 às 19h51

Lançado portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional

Ministros da Presidência e da Modernização Administrativa, da Defesa Nacional, e da Educação, na apresentação do Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional, Lisboa, 25 janeiro 2019
O Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional, que coloca o património destas instituições num único sítio internet, foi lançado no Museu Militar de Lisboa e contou com a presença dos Ministros da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e da Educação Tiago Brandão Rodrigues.

O Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional é fruto de um projeto do programa Simplex + que reforça o acesso democrático ao conhecimento, a preservação, conservação e divulgação do património material e imaterial. 

Conta já com cerca de 630 mil registos pesquisáveis, desde documentos de arquivo a peças museológicas, de 42 instituições – 6 arquivos, 26 bibliotecas e 10 museus – continuando a crescer diariamente. 

Este é um projeto do qual «nos orgulhamos na Defesa» pois permite «disseminar devidamente o vasto património cultural das instituições do Ministério da Defesa Nacional», declarou o Ministro da Defesa Nacional durante a apresentação do projeto. 

«Temos aqui um enorme trabalho que já foi quantificado e também qualificado, desde o trabalho arquivístico, a digitalização, a catalogação, a requalificação de muitas peças, formação, capacitação dos nossos recursos com vista à criação desta Rede de Instituições de Memória da Defesa Nacional», acrescentou. 

Este portal não é só para o universo da Defesa Nacional, é também para a cidadania, pois é uma forma da sociedade «entrar pelas portas das nossas instituições militares para que as conheçam melhor». 

Gomes Cravinho espera que este projeto seja uma ferramenta de trabalho para os estudantes e investigadores e que permita aumentar o conhecimento sobre a história e a realidade das Forças Armadas.

Perante os Chefes dos ramos das Forças Armadas, representantes das Instituições de Memória e vários dirigentes do Ministério da Defesa Nacional, a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, manifestou o apreço pela concretização deste projeto Simplex +. A Defesa «tem um bom currículo neste programa, o que faz, cumpre na hora, ou seja, no prazo previsto», declarou.

O Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional foi desenvolvido durante dois anos e obteve financiamento comunitário no âmbito do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA).