Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-14 às 18h56

Investimento de 20 milhões de euros em investigação clínica até 2023

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou um investimento de cerca de 20 milhões de euros em investigação clínica, até 2023.

«A ideia é fazer-se uma agência de financiamento, como têm surgido noutros pontos da Europa, reunindo o esforço público e privado, partilhados igualmente», afirmou o Ministro, na primeira edição da Gago Conference, no Porto. 

Manuel Heitor acrescentou: «Estamos hoje aqui a antecipar, com um conjunto de cientistas, com o comissário europeu [Carlos Moedas] e líderes europeus, como é que Portugal pode acompanhar o grande desafio de, até 2030, três em cada quatro doentes de cancro tenham perspetivas de vida longa».

A criação de uma agência de financiamento para a investigação clínica será debatida no Conselho de Ministros de dia 15 de fevereiro, que será dedicado à Ciência.

Criação de uma agência especializada em Oncologia

«É preciso investir, reunir um esforço público e privado, e é isso que tem sido debatido nos últimos seis meses, para se criar um mecanismo novo em Portugal de financiar e de avaliar os chamados centros académicos clínicos», disse ainda o Ministro.

Manuel Heitor lembrou: «Há um ano, o Governo criou, com as escolas médicas, os centros de investigação biomédica e unidades de cuidados de saúde, o Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos».

«Agora, vamos dar mais um passo na formalização desses centros académicos e na orientação para a criação de uma agência que possa avaliar e financiar e, assim, podermos aproximar-nos da Europa», sublinhou.

Esta nova agência justifica-se porque «esta área clínica [de Oncologia] tem mecanismos próprios de avaliação e de financiamento, é uma especificidade tão característica da própria atividade de investigação que muitos países, nomeadamente do Centro e Norte da Europa, já especializaram os mecanismos de financiamento e avaliação na área, criando agências» para o efeito, referiu também o Ministro.

«É esse o passo que estamos a dar, de especializar o nosso sistema de financiamento e avaliação na área clínica», disse Manuel Heitor, acrescentando que o Governo quer aproximar Portugal da Europa, seguindo as melhores práticas, e «este é um passo decisivo para melhorar a relação entre o sistema científico e o Serviço Nacional de Saúde (SNS)».

Portugal vai integrar, através do Porto.Comprehensive Cancer Center – consórcio entre o I3S e o IPO-Porto, que agrega 24 grupos de investigação – a mais importante rede europeia de investigação em cancro, o «Cancer Core Europe».