Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-06-22 às 14h58

Inauguração oficial do primeiro projeto concluído no âmbito do programa Revive

«O convento e a Igreja de São Paulo foi o primeiro imóvel a abrir o concurso» ao programa Revive e «foi o primeiro a entrar em funcionamento. Estão, pois, todos os seus protagonistas, hoje, de facto, de parabéns», afirmou o Ministro do Planeamento, Nélson de Souza, em Elvas, na inauguração oficial do hotel Vila Galé Collection Elvas.

Estiveram também presentes o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

«Neste momento, o Revive tem identificados 33 imóveis, metade dos quais estão no interior do País», acrescentou o Ministro, sublinhando: «O Revive, para além de ter a preocupação da cultura, também tem preocupação do território».

Revitalização do interior do País

«Ao ser inaugurada esta unidade hoteleira foi dado mais um passo para a revitalização do interior do País», disse o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, em declarações à agência Lusa.

E acrescentou: «O turismo, a par da agricultura e de outras atividades que possam contribuir para a diversificação da atividade económica nestas regiões, são a chave do futuro que o País procura».

«É extraordinário ver que, em menos de dois anos, isto está a acontecer», afirmou a Secretária de Estado, realçando que o primeiro imóvel decorrente do programa Revive que abre portas «resulta do trabalho e da mobilização de todos».

Contexto macro e micro do projeto

O Revive é um programa conjunto das áreas de governação das Finanças, Economia e Cultura que tem como objetivo valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atratividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias zonas do País.

Através de investimentos privados escolhidos por concurso, o Revive prevê recuperar imóveis para os tornar aptos para atividades económicas como a hotelaria, a restauração ou a cultura, entre outras formas de animação e comércio.

O Convento de São Paulo, localizado no centro de Elvas e classificado como Património da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), foi o primeiro - de 33 imóveis do Estado - a ser colocado a concurso de concessão a privados no âmbito do programa Revive. O hotel Vila Galé Collection Elvas representou um investimento de nove milhões de euros, tendo criado 43 postos de trabalho.