Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-12 às 18h03

Importância do Conhecimento como base da inovação ao serviço dos desafios sociais

Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo

A Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, sublinhou a importância do Conhecimento como base da inovação ao serviço dos desafios sociais, na final do concurso «Born from Knowledge (BfK) Ideas 2017, em Aveiro.

Enquadrado nos Techdays, que terminam dia 14 de outubro, este evento junta empresas, empreendedores, criativos e a sociedade civil num debate sobre o papel de Portugal nas áreas da Tecnologia e Investigação & Desenvolvimento em termos regionais, nacionais e internacionais.

Esta manhã foram anunciados os vencedores da 2.ª edição da iniciativa:

  • MyRNA Depression Diagnostics: um kit para detetar e quantificar um painel específico de biomarcadores moleculares numa amostra de sangue, o que permite um diagnóstico quantitativo e uma melhor monotorização da doença;
  • rhelNforce – Optimal Performance: uma solução de materiais compósitos para isolamento baseados sobretudo em microaglomerados de cortiça;
  • Power Phoenix: uma bateria para sistemas de armazenamento de eletricidade com uma vida útil de mais de 20 anos, a mais baixa taxa de auto-descarga, completa segurança e reduzida manutenção.

Os vencedores têm direito a participar num programa de aceleração de ciência e tecnologia que os capacita para transformarem a ideia de negócio num produto ou serviço.

Este evento é promovido pela área de governação da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Agência Nacional de Inovação, no âmbito do programa BfK.

A iniciativa da área de governação da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visa incentivar a aplicação do Conhecimento, gerando valor económico e social, e dinamizando o tecido empresarial através de mais emprego científico e tecnológico.

O concurso destina-se a estudantes do ensino superior e investigadores que demonstrem criatividade, potencial de inovação, de negócio e viabilidade económica, valorizando aqueles que associem a dimensão tecnológica com a responsabilidade social.