Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-27 às 15h32

«Há uma grande convergência entre Portugal e o Reino Unido»

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, recebe Secretário de Estado do Reino Unido para os Assuntos Externos, Boris Johnson, Lisboa, 27 outubro 2017 (Foto: André Kosters/Lusa)
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, afirmou que «há uma grande convergência entre Portugal e o Reino Unido» durante a receção ao Secretário de Estado do Reino Unido para os Assuntos Externos, Boris Johnson.

Augusto Santos Silva destacou sobretudo a convergência nos aspetos estratégicos e políticos cruciais: «Somos ambos países pró-europeus, porque a Europa é uma realidade além da União Europeia. Ambos os países destacam a dimensão atlântica da Europa e a ligação determinante entre a Europa e a América do Norte».

O Ministro referiu também os pontos de encontro em matéria de defesa e segurança, com Boris Johnson a sublinhar que a aliança entre Lisboa e Londres é «a mais longa amizade política e diplomática de sempre», em alusão ao tratado de Windsor, assinado em 1386.

Augusto Santos Silva disse que o Brexit «não irá significar uma redução desta relação» e sublinhou a sintonia dos dois países em matéria de defesa e segurança.

O aumento do investimento estrangeiro oriundo do Reino Unido no primeiro semestre de 2017 também foi destacado. «Esperemos que continue», referiu Augusto Santos Silva, que fez notar ainda a vantagem comparativa de Portugal, como bom construtor de pontes, tendo em conta as «grandes ligações a África e à América Latina».

Partilha de valores

O Secretário de Estado do Reino Unido para os Assuntos Externos destacou a partilha dos mesmos valores entre os dois países e afirmou que o Brexit vai ser resolvido de forma a proteger os direitos dos cidadãos europeus no Reino Unido, que é uma prioridade para Portugal no acordo.

«É vital para ambos os lados que acertemos nisto, que protejamos os direitos e privilégios dos cidadãos europeus e tenho a certeza absoluta que conseguiremos. Esta é uma mensagem que eu tenho para os nossos amigos e parceiros na União Europeia e aqui em Lisboa», acrescentou.

Boris Johnson referiu que «agora é altura de continuar com estas negociações e prosseguir para a segunda fase: definir os diretos dos cidadãos e avançar para discutir a nova parceria económica».

O Reino Unido «beneficia com os 400 mil portugueses que contribuem tanto para a vida, cultura e economia» do país e o Secretário de Estado diz que não imagina circunstâncias em que os seus direitos saiam prejudicados.