Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-05-28 às 15h10

«Governo voltou a dar força à Cultura enquanto área estratégica»

Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, na Comissão da Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto na Assembleia da República, Lisboa, 28 maio 2019 (Foto: António Cotrim/Lusa)
A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou que o Governo «voltou a dar força à Cultura enquanto área governativa estratégica» durante a intervenção inicial na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto na Assembleia da República.

Graça Fonseca sublinhou que os agentes culturais voltaram a confiar «na capacidade de o Governo implementar verdadeiras medidas de política pública para a Cultura» e realçou que foi projetada, de forma clara, «uma estratégia para os próximos anos».

A Ministra referiu também que que o Governo voltou a dinamizar a Rede Portuguesa de Museus com a formalização da entrada de 15 novos museus, o que não sucedia desde 2004, acrescentando que a rede passa agora a contar com 156 espaços museológicos por todo o País.

O reforço da rede «vai permitir que todos estes equipamentos beneficiem, de forma integrada e estruturada, do importante instrumento financeiro que é o Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus», que estabeleceu um montante global de apoio de 714 mil euros (500 mil euros são atribuídos já em 2019).

Estratégia para o futuro e valorização da memória

Graça Fonseca afirmou ainda que «a política pública para o património cultural assenta na interceção entre a importância de haver uma estratégia clara para o futuro e a valorização da memória e daquilo que foi bem feito – como a Rede Portuguesa de Museus».

Neste sentido, a visão assenta numa lógica de alargamento da oferta cultura e dos centros de interesse a todo o território. «As obras de arte devem ser vistas por todos. Por isso, a Cultura deve articular instituições públicas e privadas e alargar-se dos centros urbanos para todo o território», acrescentou.

A Ministra sublinhou ainda medidas tomadas como a criação da Comissão para a Aquisição de Arte Contemporânea e da Portugal Film Commission, que contribuirá para a afirmação de Portugal como destino de filmagens. «É um passo fundamental para estimular a indústria e posicionar o País como destino preferencial de filmagens, contribuindo ao mesmo tempo para a promoção internacional de todo o território», acrescentou.

O reforço de 12% de investimento face ao último concurso da DGArtes, num total de 18,6 milhões de euros, com a abertura dos concursos bienais (2020/21) a acontecer, pela primeira vez em março, assim como a criação do Plano Nacional de Artes para promover e alargar a oferta cultural para os cidadãos foram também medidas destacadas por Graça Fonseca.
Tags: museus, arte, cultura
Áreas:
Cultura