Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-21 às 22h41

Governo vai pagar 50% das despesas com a construção e equipamento do novo hospital da Madeira

Primeiro-Ministro António Costa e presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, Funchal, 21 maio 2018 (Foto: Clara Azevedo)
O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que o Governo vai pagar 50% das despesas com a construção e equipamento do novo hospital da Madeira, que prevê um custo total de 314 milhões de euros.

No Funchal, depois de uma reunião com o presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, António Costa referiu que esta comparticipação já tinha sido acordada e que é «fundamental trabalhar em conjunto para que este projeto possa ser classificado como de Interesse Comum».

O projeto «será pago e começará a ser inscrito no Orçamento do Estado a partir de 2019, mas criando as condições para que ainda este ano possa ser lançado o concurso público internacional».

António Costa disse que existe agora «um cronograma concreto que fixa o calendário do pagamento das prestações para o apoio, o cofinanciamento à construção e equipamento».

O presidente do Governo Regional destacou que a Madeira «está em condições de abrir este concurso internacional logo a seguir ao Verão» e acrescentou que os dois Governos «vão continuar a trabalhar no sentido de resolver as questões e os interesses fundamentais da região».

Dívida da Madeira

O Primeiro-Ministro afirmou também que a dívida da Madeira à República, avaliada em 1500 milhões de euros, foi outro tema debatido na reunião, tendo sido registado um avançado no sentido de «conseguir fazer repercutir em benefício da Região Autónoma a redução da taxa de juro que a República tem beneficiado, para que a Madeira não tenha de pagar mais do que a República vai pagando aos seus credores».

António Costa sublinhou ainda a necessidade de abordar o «problema do subsídio de mobilidade, acrescentando que «é consensual entre todos que o atual modelo beneficia, sobretudo, as transportadoras, sem acrescentar benefícios aos residentes e com elevadíssimo custo para o Estado».

É necessário trabalhar para encontrar «uma solução conjunta» para os temas da dívida da Madeira e do subsídio de mobilidade, disse António Costa.