Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-27 às 15h35

Governo realça importância de fazer os investimentos certos nos transportes

Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, no último dia de uma conferência sobre a rede de transportes transeuropeia em Liubliana, Eslovénia, 27 abril 2018
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, destacou a importância de definir prioridades para os investimentos no setor dos transportes, alertando para o caráter mutável do setor.

«Se os recursos são escassos, tem de se ter a garantia que se alocam àquilo que vai determinar a mobilidade e não a projetos que não farão sentido no futuro», disse, sublinhando o impacto das mudanças na mobilidade elétrica, nas novas modalidades de transporte e na condução autónoma.

Em Liubliana, na Eslovénia, no último dia de uma conferência sobre a rede de transportes transeuropeia, Pedro Marques referiu ainda que os recursos europeus e nacionais devem ser aproveitados em projetos que não poderão captar financiamento privado.

O Ministro acrescentou que em países como Portugal, mais periférico e com mercados mais pequenos, é decisivo «ter a capacidade de mobilizar fundos privados para alguns dos investimentos», fazendo notar que há muitos projetos que não poderão ser financiáveis por investimento privado.

A capacidade de definir prioridades será decisiva na utilização dos recursos do orçamento público europeu e dos orçamentos nacionais e Pedro Marques destacou a aposta do Governo nos investimentos em projetos ferroviários de ligação à rede transeuropeia.

«É este tipo de priorização que temos de fazer na Europa e de forma coordenada. Temos de garantir que quando investimos no corredor Atlântico, temos investimentos para o completar», disse o Ministro.