Governo quer manter captura elevada de sardinha e sustentabilidade da espécie - XXI Governo - República Portuguesa

Notícias

2018-07-17 às 16h49

Governo quer manter captura elevada de sardinha e sustentabilidade da espécie

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que o Governo «está a fazer um trabalho muito aprofundado para tentar conciliar dois objetivos: manter a captura elevada da sardinha e a sustentabilidade da espécie».
 
Em Portimão, na cerimónia de boas-vindas ao navio que faz a ligação entre o Funchal e a cidade algarvia, a Ministra referiu que «a sardinha tem vindo a diminuir paulatinamente na costa e para se conseguir cumprir o primeiro objetivo é preciso garantir que as capturas são de modo a que se continue a ter sardinha no futuro».
 
Ana Paula Vitorino sublinhou que o Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES) «por vezes peca por excesso» e disse que não há razão para se reduzir a quota à pesca zero, com base na informação científica de que se dispõe.
 
«O Governo entende, tal como no ano passado, que não estamos em situação de fazer pesca zero. Podemos estabelecer uma cota para a captura mais baixa do que a deste ano e com medidas de gestão dos stocks mais profundas», acrescentou, em resposta ao parecer científico do ICES que refere que a pesca de sardinha deverá ser proibida em 2019 em Portugal e Espanha.
 
A Ministra realçou ainda que Portugal e Espanha estão a trabalhar em conjunto e em contacto com a Comissão Europeia «para demonstrar que não existem razões socioeconómicas que levem a que os indicadores de preservação da espécie sejam tão exigentes como os apontados pelo ICES».
Tags:
pesca
Áreas:
Mar