Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-21 às 18h12

Governo quer estratégia nacional para a náutica de recreio

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que Portugal quer criar uma estratégia nacional para a náutica de recreio concertada com os municípios, durante o II Encontro do Mar, na Ericeira.
 
«Temos de encontrar uma estratégia por regiões nestas matérias», disse a Ministra, referindo que as autarquias terão de debater para definir «as apostas que se têm de fazer em cada município», de acordo com o potencial turístico que a náutica de recreio tem em Portugal.
 
A Ministra destacou o projeto-piloto que está a avançar no Algarve, que contempla que o Porto de Faro passe a ter «uma vocação de lazer, para a náutica de recreio e para outras atividades marítimas», acrescentando que é também o que se pretende fazer na região da Ericeira.
 
O Governo tem obras previstas para os principais portos de Portugal – Leixões, Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal, Sines e Portimão – mas a Ministra frisou que se está a fazer um esforço para haver «um planeamento plurianual de intervenções» para os portos mais pequenos e com vocação para a náutica de recreio.
 
Neste âmbito, está também enquadrada a revisão do enquadramento legislativo para a náutica de recreio, que a Ministra do Mar pretende que esteja concluída até ao final do primeiro semestre de 2018.
Tags: mar, portos
Áreas:
Mar