Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-05-15 às 14h44

Governo quer alargar rede de Balcões da Inclusão em 2019

Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes
A Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, afirmou que o Governo quer alargar a rede de balcões da inclusão no País ainda em 2019.

«Não definimos uma meta de quantos Balcões da Inclusão queremos protocolar até ao final do ano. Sabemos que não será possível chegar aos 308 municípios, mas gostava muito de, em 2019, assinar mais algumas dezenas de protocolos. Para já, temos mais cinco na calha», afirmou a Secretária de Estado, em declarações à agência Lusa.

Ana Sofia Antunes esteve na Póvoa de Varzim a assinar o protocolo para a abertura do 51.º Balcão da Inclusão, cujo objetivo é atender cidadãos com deficiência ou incapacidade e respetivas famílias, prestando informações sobre os seus direitos.

70 Balcões implementados, mais de 30 mil atendimentos

Referindo os principais dados registados desde a inauguração deste projeto, em 2017, a Secretária de Estado disse que existem atualmente 70 Balcões da Inclusão em Portugal, tendo já sido prestados mais de 30 mil atendimentos.

«São números que nos orgulham, mas que funcionam como um incentivo para querermos mais», acrescentou Ana Sofia Antunes, sublinhando que «as pessoas com deficiência precisam de ir a um sítio e encontrar respostas para os seus diferentes problemas, e não serem atiradas de serviço em serviço até que seja encontrado o seu enquadramento».

A Secretária de Estado concluiu, realçando também a importância da aproximação dos serviços do Estado ao poder local, dada a capacidade das autarquias em conhecerem melhor as realidades e necessidades locais das pessoas.

O Balcão da Inclusão foi um projeto inaugurado em 2017, que começou com uma infraestrutura no Instituto Nacional para a Reabilitação, passando em seguida para os 18 centros distritais da Segurança Social. Hoje, a rede de Balcões da Inclusão abrange o restante território nacional, através das parcerias feitas com as Câmara Municipais.