Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-25 às 17h50

Governo promove discussão sobre inovação da Administração Pública

As áreas governativas das Finanças e da Modernização e Presidência Administrativa vão organizar, em conjunto com a Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA), o terceiro encontro de um ciclo que pretende discutir a Administração Pública do futuro.

O terceiro encontro está agendado para 27 de junho, no teatro Camões, em Lisboa, vai ser centrado na inovação e pretende reunir dirigentes, trabalhadores, oradores nacionais e internacionais e vários membros do Governo para colocar o tema da inovação da Administração Pública na agenda.

O Ministro das Finanças, Mário Centeno, vai estar na sessão de abertura da conferência, que contará com a presença de peritos nacionais e internacionais e de representantes dos trabalhadores. Na abertura estarão também presentes o Primeiro-Ministro, António Costa, e a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

O evento, que será encerrado pela Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, Maria de Fátima Fonseca, encerra um ciclo de encontros, promovido em parceria com o INA, de debate dos desafios da Administração Pública e lança agora o tema da "Inovação" como próximo desafio.

Desafios da Administração Pública
 
A Administração Pública enfrenta desafios que exigem uma adaptação constante e a introdução de práticas inovadoras no seu funcionamento de forma a responder eficazmente às necessidades de cidadãos e empresas.
 
A criação e implementação das mudanças requeridas é facilitada, em muitos casos, pelas novas tecnologias, mas depende de metodologias que induzam novos comportamentos e atitudes por parte dos seus atores, em particular os dirigentes e os trabalhadores em funções públicas.
 
Assim, é essencial promover um ecossistema que favoreça a inovação não apenas nos serviços públicos que são prestados, mas também na gestão das organizações e das pessoas. Tal ajudará a que os organismos públicos desenvolvam ambientes e modelos de trabalho que, com uma liderança mobilizadora, permitam aos trabalhadores identificar problemas, formular ideias, desenvolver propostas, implementar projetos, avaliar resultados e partilhar o conhecimento de forma mais colaborativa.
 
Este terceiro encontro do ciclo «Promover hoje a Administração Pública do futuro» pretende reunir dirigentes para, em conjunto, discutirem os instrumentos de gestão necessários para valorizar e capacitar de forma continuada a Administração Pública e, desse modo, contribuir para o desenvolvimento do País.

Consulte o programa em anexo.