Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-09-30 às 15h59

Governo pretende estimular redes de oportunidades para investigação científica nos Açores

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na conferência anual do MIT Portugal, Ponta Delgada, Açores, 30 setembro 2019

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que pretende «estimular mais redes de oportunidades» para investigação científica nos Açores.

Manuel Heitor falava à agência de noticias Lusa, a propósito a conferência anual do MIT Portugal que decorre este ano em Ponta Delgada e que poderá «abrir mais oportunidades à cooperação transatlântica», beneficiando assim a «Universidade dos Açores» e o «seu ecossistema de inovação».

Relembrando que estes «programas têm lançado vários jovens para novos horizontes», o Ministro destacou o facto das alterações climáticas e da observação da terra serem as áreas mais abordadas nesta conferência, acrescentando que faz todo o sentido as «equipas dos Açores estarem envolvidas».

Promover contato entre investigadores e empresários

Para Manuel Heitor este tipo de eventos permite também a criação de contactos entre investigadores e empresários, estando ainda vocacionados para «criar emprego».

«Essas conferências são sobretudo para criar redes entre investigadores e empresários. Depois há um conjunto de processos abertos, de candidaturas a bolsas para estudantes, projetos, empresas e centros de investigação, mas, as conferências, são, sobretudo, um lugar para o mais importante: para as pessoas se encontrarem e trocarem opiniões e ideias», disse.

Iniciativas do Governo

O Ministro destacou também o potencial dos Açores para a investigação científica e referiu as iniciativas promovidas pelo Governo, como o projeto do porto espacial em Santa Maria e o desenvolvimento do Air Centre e que «hoje é uma realidade, com pólos em todo o atlântico, norte e sul».

O MIT Portugal é um programa criado através de uma parceria entre o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e várias universidades do País, e que conta com o apoio do Governo português.

A edição de 2019 da conferência anual do programa realiza-se na aula magna da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, sob tema «Atlântico como plataforma para a Ciência e impacto tecnológico».