Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-04-26 às 21h46

Governo lança nova linha de 190 milhões de euros para projetos agrícolas

O Governo criou uma nova linha de financiamento de 190 milhões de euros para apoiar projetos agrícolas, que vai estar disponível a partir de julho.

Numa declaração aos jornalistas na feira agropecuária Ovibeja, em Beja, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos afirmou que esta nova linha foi negociada com o Banco Europeu de Investimento e que «este valor poderá ser aumentado no futuro se a linha tiver sucesso», acrescentando que o atual empréstimo «será por um prazo até 15 anos, sendo que os primeiros três anos serão de carência», em que «não haverá amortização», que deverá ocorrer «nos 12 anos seguintes».

Estado garante 70% dos empréstimos

O Ministro referiu também que «será dada uma garantia do Estado, no valor de 70% dos empréstimos para que a banca não se retraia a aprovar os projetos». Assim, em caso de incumprimento, «o risco para a banca será apenas de 30%».

Projetos que se poderão candidatar

Poderão candidatar-se a este financiamento explorações individuais com projetos até cinco milhões de euros e agroindústrias com projetos até 10 milhões de euros.

Segundo Luís Capoulas Santos, o Governo espera, com esta a linha, «permitir que muitos projetos que ficariam de fora dos apoios comunitários» sejam financiados e concretizados, numa altura em que «estamos a caminhar para o fim» do atual quadro de fundos da União Europeia.

Agricultura vive «momento de grande dinamismo»

«A agricultura vive um momento de grande dinamismo e de uma grande apetência para o investimento, de tal forma que os apoios disponíveis e que são cofinanciados pela União Europeia estão a ficar quase todos comprometidos», disse ainda.

O Ministro disse também que, ao todo, Governo aprovou «mais de 20 mil projetos de investimento» e pagou «mais de 2,2 mil milhões de euros».