Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-06 às 14h41

Governo lamenta morte de António de Macedo e destaca a relevância da sua obra

O Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, expressou «o seu profundo pesar pela morte de António de Macedo», destacando a relevância da sua obra na Cultura Portuguesa.
Formado em arquitetura e doutorado em Sociologia da Cultura, foi ao Cinema que António de Macedo dedicou grande parte da sua vida. 

«Foi um dos mais ativos cineastas do Novo Cinema Português, cofundou várias cooperativas, realizou, lecionou, escreveu e publicou, desde os anos 60 até à atualidade», refere o Ministro. 
«A criação e a crítica caracterizavam a sua forma de intervenção. Defendeu a pluralidade da cinematografia, mas manteve sempre as suas opções estéticas, pelas quais foi homenageado em Portugal e no estrangeiro». 

«A perseverança, o inconformismo, o olhar crítico e o espírito criativo fizeram-no conquistar o seu espaço próprio no contexto do Cinema Português». António de Macedo foi autor de mais de meia centena de filmes, longas, médias e curtas-metragens, a par de séries de televisão, ensaios e publicações. 

Era «um homem dotado de um olhar inovador e de uma ação sempre experimentalista, procurou ao longo da sua vida e da sua obra encontrar sempre novas formas estéticas e técnicas na arte da criação».

Tags: cultura, cinema
Áreas:
Cultura